Resiliência

Menta90

Olhando no dicionário, vemos que essa palavra é sinônimo de elasticidade. Na física, é uma capacidade que os materiais têm de voltar ao normal após serem submetidos a situações de estresse. Resiliência tem origem na palavra latina RESILIRE, que significa algo como “saltar de volta”.

Mas a abordagem que nos interessa neste âmbito da inovação vem do inglês, com a palavra RESILIENCE. Foi aí que a resiliência passou a ser entendida como uma capacidade de recuperação depois de uma situação extrema. Muitas vezes, é essa capacidade o diferencial de uma pessoa de sucesso, porque, para vencer, é preciso sempre perseverar, levantar depois de uma queda. Alguém resiliente consegue, além de se levantar, continuar tendo como base seus valores, seu propósito, mesmo na adversidade. Ele é como um carvalho, uma grande árvore que, diante de um vento forte, se enverga para não ser derrubada. Porém, passada a ventania, a árvore volta a seu estado inicial.

É por isso que todo empreendedor deve buscar a resiliência. Precisamos entender que os obstáculos são parte importante do caminho empreendedor, pois eles, muitas vezes, nos fazem repensar nossas crenças, ideias e atitudes. Os obstáculos nos obrigam a criar soluções novas. Sem eles, acredito que diversas invenções que revolucionaram nossa vida não existiriam. Afinal, se está tudo bem, para quê vou mudar as coisas? Se não vejo um problema, para quê criar uma solução?

Diferentes de algumas árvores, que já nascem com raízes longas e são muito flexíveis (como o bambu), nós humanos temos que aprender a ser resilientes. Você e eu já estamos dando o primeiro passo, buscando informações sobre esse assunto. Também podemos treinar essa capacidade, fortalecendo características como a empatia, adotando valores éticos e sólidos. Nos momentos de crise, podemos escolher não ser vítimas, e sim protagonistas, enxergando que crises trazem grandes oportunidades para inovar e empreender. A crise das distâncias, por exemplo, levou à criação de estradas e navios, e outras soluções de mobilidade que continuam sendo aperfeiçoadas.

Tem algum exemplo de resiliência para compartilhar? Deixe seu comentário, e juntos vamos continuar nos aperfeiçoando como empreendedores. Até a próxima!

Por Marcelo Pimenta (Menta90). Jornalista, professor e criador do blog Mentalidades.
Conheça as palestras e cursos que ele oferece e saiba como ele pode te ajudar a inovar.

Comentários facebook

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer juntar-se a discussão?
Sinta-se à vontade para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *