Amazonas tem sua 1ª edição da Hachathon Inovatec

Soluções para problemas do dia a dia! Esse foi o objetivo da 1ª edição da ‘Hachathon Inovatec’, que aconteceu em maio, na sede do Centro de Empreendedorismo da Uninorte, em Manaus. Promovido pelo Centro de Inovação e Tecnologia (Inovatec) da Uninorte Laureate, no Amazonas, o evento recebeu programadores, designers e outros profissionais ligados ao desenvolvimento de softwares para uma maratona de programação.

A jornada contou com o apoio, além do Centro de Empreendedorismo Uninorte Empreende, de empresas de tecnologias do Amazonas, de um estúdio de jogos digitais, além de movimentos como o MEU-Movimento do Empreendedorismo Universitário e o GDGManaus-Grupo de Desenvolvedores Google Manaus.

De acordo com o coordenador do evento e do Inovatec, Euler Guimarães, o objetivo foi desenvolver aplicativos móveis com tecnologia Google. “Foram mais de 30 horas de programação, durante as quais 13 desenvolvedores formaram equipes de duplas ou trios para desenvolver suas soluções e foram avaliados por representantes de grandes empresas de tecnologia, que estiveram como apoiadores do evento”, informou Guimarães, “O evento deu tão certo que o próximo já está confirmado e acontecerá com uma parceria da IBM”, revelou.

“Fiquei muito satisfeito com a diversidade dos projetos e o feedback que estou tendo dos participantes sobre as mentorias”, afirmou Miro Machado, gerente de Inovação e Desenvolvimento da Lumabyte Soluções e Tecnologias, que já foi campeão em dois hackathons do mesmo estilo e que dessa vez, participou como mentor e fez a oficina de pitch de apresentação para os participantes.

“Além de ser um desafio empolgante, acreditamos no potencial dos participantes. Quem busca este tipo de desafio, geralmente vem motivado pelo empreendedorismo, pela capacidade de inovar e pela vontade de solucionar um problema e promover melhorias. É uma excelente oportunidade de criar novas soluções. E é aí que entra nossa atuação em passar nossas experiências e estimular os projetos resultantes da maratona a se tornarem novos negócios inovadores.

Os estudantes de Ciência da Computação, Eduardo Barreiros e Emerson Nascimento, foram os vencedores com o aplicativo MoveBus, que visa resolver problemas comuns para os usuários de transporte coletivo da cidade: o usuário consegue saber qual o horário exato em que o ônibus passa na parada mais próxima e se está lotado ou não.

Miro 01-01

MoveBus, Eduardo Barreiros e Emerson Nascimento

Os programadores Geiciane Martins e Jorge Kleber, conquistaram o segundo lugar desenvolvendo o StartApp que tem o objetivo de ajudar startups e pequenos empreendedores a encontrar investidores, mentores ou mesmo incubadoras e aceleradoras que possam ajudar em seus negócios.

“O segundo lugar e as excelentes orientações dos mentores do evento só me dão motivação para me preparar mais”, disse Jorge Kleber.

I Hackaton Inovatec 2º lugar: StartApp, com Geiciane Martins e Jorge Kleber - See more at: http://startupi.com.br/2016/05/amazonas-tem-sua-1a-edicao-da-hachathon-inovatec/#sthash.tYHtW0Lx.dpuf

I Hackaton Inovatec 2º lugar: StartApp, com Geiciane Martins e Jorge Kleber

O app Unidades Uninorte, que ficou com o terceiro lugar, identifica a localização das mais de 15 unidades Uninorte espalhadas pela cidade, que possuem mais de 33 mil alunos e com um grande público externo que geralmente fica em dúvida quando precisam saber onde fica uma determinada unidade, seus serviços, eventos e plantas baixas. “Ajudar a encontrar as unidades e em que andar está determinado serviço, além da possibilidade de usar o app para outros negócios e eventos fora da Uninorte de forma escalável já agradou bastante”, disse Gean Carlos, criador do aplicativo.

I Hackaton Inovatec 3º lugar: Unidades Uninorte, com Gean Carlos

I Hackaton Inovatec 3º lugar: Unidades Uninorte, com Gean Carlos

Além dos iniciantes, o evento teve participantes que já representaram o Brasil em maratonas desse tipo em outros países, como Wanderson Jackson, que já participou de um  Hackaton na Malásia e outro nos Estados Unidos.

Fora as palestras, os desenvolvedores tiveram mentorias para seus projetos e uma oficina de Pitch, que ajudou com dicas de como fazer a apresentação de suas soluções para os avaliadores e possíveis investidores futuros.

“O Hackaton da Inovatec foi um evento que reuniu desenvolvedores que buscam mais do que um prêmio, mas também conhecimentos, evolução e compartilhamento de conhecimento. Pelo pouco tempo que as equipes tiveram, os resultados foram bem-sucedidos e as ideias bem alinhadas com os problemas que encontramos no dia a dia. Espero que os próximos eventos possam contar com a presença destes grupos e que haja mais engajamento por outros estudantes e profissionais”, disse Santhyago Gallão, um dos palestrantes e líder do Grupo de Desenvolvedores Google, em Manaus.

I Hackaton Inovatec: Equipes desenvolveram soluções para o dia-a-dia

I Hackaton Inovatec: Equipes desenvolveram soluções para o dia-a-dia

“Como mentor,  foi uma oportunidade de compartilhar conhecimento, assim como eu pude ajudar aos participantes com minha experiência, pude também aprender um pouco do ponto de vista deles, em relação às oportunidades de novos negócios. Além de conhecer novos talentos no cenário de tecnologia de Manaus, acredito que trabalhando esses talentos podemos gerar novos negócios que podem ultrapassar as barreiras regionais e alcançar todo o Brasil ou mesmo o exterior”, afirmou Claudio Cardoso Sampaio, cofundador do Estúdio de Jogos Tree Of Dreams e que foi mentor e palestrante no evento.

I Hackaton Inovatec: Mentoria de negócios para a StartApp

I Hackaton Inovatec: Mentoria de negócios para a StartApp

As premiações vão desde bolsas de inglês,participação em cursos e programas de pré-aceleração, até consultorias de negócios e design dos aplicativos para os 3 primeiros colocados.

Miro-Machado

Autor: Miro Machado é CTO na Lumabyte Soluções e Tecnologias, voltada a ajudar micros, pequenas e médias empresas. Cientista da Computação, com sólida experiência em implantação e em Gerenciamento de Projetos. Mentor, Inovador e entusiasta de ideias inovadoras, de empreendedorismo social e do intraempreendedorismo, além de bi-campeão em hackatons. – See more at: http://startupi.com.br/2016/05/amazonas-tem-sua-1a-edicao-da-hachathon-inovatec/#sthash.tYHtW0Lx.dpuf

 

Artigo publicado originalmente em Startupi

 

Por Convidado

Comentários facebook

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer juntar-se a discussão?
Sinta-se à vontade para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *