Experimentar é o novo planejar

Marcelo Pimenta é professor de Inovação na ESPM

Vivemos na era das incertezas. A modernidade líquida faz com que tudo se transforme instantaneamente. Pequenos acontecimentos podem provocar grandes ondas.

‘Do dia para a noite’ surgem soluções que conquistam clientes – ameaçando negócios que passaram anos investindo para oferecer um tipo de serviço que o consumidor pode não querer mais. O caso recente das cooperativas de táxi e prefeituras tentando impedir aplicativos que facilitam a vida do cliente ilustra isso. Não é uma lei que vai evitar que os clientes desfrutem de uma inovação.

Nesse contexto, planejar se tornou algo cada vez mais complexo e até certo ponto questionável, quando falamos de inovação.

Mais importante do que planejar, atualmente, é a coragem de se dar à oportunidade de criar condições e situações em que é possível errar rápido (e aprender com isso), tentando novamente, mas construindo algo realmente inovador em co-criação com o cliente.

Essa é a cultura startup: ter ideias criativas, pensar modelos de negócios viáveis e sustentáveis e ‘prototipar’ inovações como uma forma de obter feedback dos clientes. E, nesse ciclo, conseguir criar negócios vencedores.

PS – Este é meu primeiro post de uma parceria que inicio com o Blog do Empreendedor do Estadão PME. Toda segunda, para inspirar sua semana, uma provocação para você conhecer e experimentar a cultura startup – de criar modelos inovadores que possam mudar sua vida, viabilizar seu negócio e transformar o mundo.

Por Marcelo Pimenta (Menta90). Jornalista, professor e criador do blog Mentalidades.
Conheça as palestras e cursos que ele oferece e saiba como ele pode te ajudar a inovar.

Comentários facebook

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer juntar-se a discussão?
Sinta-se à vontade para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *