Startup Timokids faz campanha #TchauAedes para distribuir livros gratuitamente

A Timokids cria e distribui livros e jogos infantis digitais, com temas socioeducativos, ilustrados em 3D. O acervo está em 4 idiomas e tem usuários em 190 países. Funciona como uma ferramenta de suporte a pais e professores para tratar assuntos do dia-a-dia da criança de uma forma divertida e interessante. Criada em março de 2014, a startup contabiliza mais de 100 mil downloads de seu aplicativo, disponível nas principais plataformas, tem cerca de 23 mil usuários ativos (que abrem o aplicativo pelo menos uma vez por semana). De olho em seu compromisso social, lançou recentemente uma campanha que, para cumprir seu objetivo, precisa sair do mundo online para ganhar forma, peso e tamanho.

Crianças que não tem smartphones ganham edições impressas do livro Prevenir é o melhor remédio

Crianças que não tem smartphones ganham edições impressas do livro Prevenir é o melhor remédio

A campanha  #TchauAedes  dentro da plataforma Kickante tem o objetivo de arrecadar recursos para fazer versões impressas de um livro e entregá-lo gratuitamente às crianças. “Através do ´Prevenir é o melhor remédio´ queremos ensinar as crianças como se proteger das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, como identificar focos e possíveis criadouros em sua casa, escola e toda comunidade” conta a CEO da startup, Fabiany Lima. Os 5.000 mil primeiros livros serão distribuídos na comunidade de Paraisópolis, em São Paulo.  Fabiany diz que esse movimento para o off-line já existe no formato de cupons para acesso à plataforma, que são vendidos em gôndolas e na produção de caderno de atividades sob encomenda.

A Timokids reúne atualmente 22 colaboradores (entre sócios, funcionários e terceirizados) e obtém 32% da receita do consumidor final (que ocorre por vendas de histórias individuais e assinatura) e 68% de projetos com prefeituras e empresas que fazem Brand Social. E prepara seu caminho de internacionalização, iniciando contato com investidores para uma nova rodada que possa financiar um processo estruturado de crescimento. Até hoje, os usuários de quase 200 países chegaram até a empresa de forma espontânea. Um primeiro movimento na busca efetiva pelo mercado global aconteceu em 2015, quando Fabiany passou uma temporada no programa de aceleração Startup Chile.

Não é a primeira vez que a startup recorre ao recurso do crodwfunding. Em janeiro de 2015 eles captaram 200 mil reais através de crowdfunding equity, modalidade onde vários investidores se reúnem para capitalizar o negócio. O fato de investidores, pais e apoiadores apostarem na ideia é um sinal de que a startup está encontrando seu espaço no mercado para crescer de forma sustentável. ”Mais do que um case de sucesso ou um unicórnio, estamos redefinindo os conceitos de criação de startup escalável e de relação com investidores, criando uma empresa com propósito, uma verdadeira jornada empreendedora tupiniquim” conclui Fabiany. Para apoiar o projeto de financiamento do livro impresso você pode clicar aqui. Para conhecer mais sobre a Timokids e seus livros você pode começar por aqui.

Esse post foi publicado originalmente no Blog do Empreendedor – Estadão PME.

Por Marcelo Pimenta (Menta90). Jornalista, professor e criador do blog Mentalidades.
Conheça as palestras e cursos que ele oferece e saiba como ele pode te ajudar a inovar.

Comentários facebook

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer juntar-se a discussão?
Sinta-se à vontade para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *