Menta90

Este post é resultado do meu primeiro dia em missão técnica nos Emirados Árabes, realizada entre 20 e 26 de janeiro de 2018. Tive a alegria de ser convidado, junto a um grupo de palestrantes, a conhecer as muitas inovações que têm tornado o país o 5º do mundo em quantidade de turistas.

Na ocasião, pude compreender melhor como o petróleo está construindo uma nação que possa ser sustentável sem essa fonte de energia. Os Emirados Árabes nasceram em 1971 e, em pouco tempo, já se tornaram uma potência no turismo. A ideia é que eles sobrevivam à ausência do petróleo – o que pode acontecer num futuro próximo, já que esse recurso é esgotável e vem se tornando cada vez mais raro.

Depois de um café da manhã espetacular, fomos conhecer o Dubai Mall, o maior shopping do mundo. O número de visitantes chega a 250 mil pessoas por dia, fazendo dele o centro comercial mais visitado no planeta. Como não era possível visitar todas suas 1200 lojas num só dia, fizemos um tour por aquelas que têm se diferenciado pela inovação. Olha só quanta coisa legal nós conhecemos:

  • Eternal Roses

Acredite ou não, em Dubai são vendidas rosas que duram para sempre! E não pense que são artificiais, são flores naturais vendidas em arranjos, caixas ou vidros, nas mais variadas cores e tamanhos. Se conservadas dentro da embalagem, as rosas são eternas; se retiradas do vidro, ainda assim elas sobrevivem por cerca de três anos. Esse é um exemplo de solução criativa para dar durabilidade às flores.

Saiba mais no site oficial da loja: http://eternalroses.co.uk/

  • Wifi de alta velocidade: possibilidade de comprar em diversas lojas e receber em casa

Acompanhando o desejo dos clientes pela praticidade, o Dubai Mall tem uma área que mostra como o varejo vem se transformando. Ali, fica disponível o wifi público mais veloz da cidade, para incentivar as pessoas a comprarem tapetes, perfumes e outros produtos típicos da região, e receberem em casa. Ninguém mais precisa carregar as compras!

  • Loja especializada em camelos

Você já deve ter visto paleteria, brigaderia e outras lojas especializadas. Em Dubai, existe uma loja chamada “The camel company”. Ali, camelos são vendidos de um jeito diferente: são chaveiros, brinquedos, pelúcias de diversos tamanhos, formas e cores. Quando digo que tudo pode virar um negocio, é disso que estou falando. A loja é um sucesso!

  • Doces que parecem vasos

Já experimentou um doce de areia sabor banana? Ou sabor Nutella? Além dos ingredientes curiosos, o Dubai Mall tem uma loja que vende essas e outras guloseimas em formato de flores. Isso que é inovar na apresentação do produto!

  • Dyson

Esta loja é famosa pela alta tecnologia em eletrodomésticos. Encontrei, por exemplo, um ventilador sem hélice. Um mecanismo dentro dele faz o ar girar, deixando o aparelho super potente e com um design diferente. Essa mesma tecnologia está em outros produtos da Dyson, como um secador de cabelos. A loja nos mostra como já estamos no futuro, como futuro é hoje, só não está igualmente distribuído.

  • Loja de sapatos do Christian Louboutin

Esse estilista tem um espaço exclusivo no Dubai Mall, e não é à toa que este espaço estava em nosso tour pelas lojas inovadoras. Louboutin criou uma identidade só dele em seus calçados, inserindo o famoso solado vermelho.

  • Cascata com esculturas

O conceito de shopping vem mudando nos últimos anos, e hoje vai muito além de um centro de compras. O Dubai Mall é um lugar que reúne arte, entretenimento, tudo para fazer com que as pessoas queiram ir até lá. Visitamos, ali dentro, um verdadeiro espetáculo: uma fonte gigante em que as estátuas parecem estar deslizando na água!

Inovação, criatividade, arte, diversão e entretenimento: é isso que faz as pessoas comprarem cada vez mais. Numa era em que é possível comprar qualquer coisa online, as lojas físicas precisam se reinventar e agregar um diferencial, uma experiência ao cliente.

  • Hamleys, uma loja de brinquedos e para brincar

Além de reunir uma infinidade de brinquedos, a Hamleys também aposta na experiência do cliente, proporcionando um passeio divertido para toda a família. Além de comprar, os visitantes podem assistir a demonstrações feitas pelos funcionários da loja, e interagir com eles.

  • The level shoes e os sapatos artesanais

Uma área bastante exclusiva do shopping é este andar, onde encontramos uma loja que produz sapatos artesanais personalizados. Ali, os funcionários tiram a medida do pé do cliente, que escolhe um modelo e pode acompanhar a fabricação do seu calçado! É interessante observar que, em plena Meca das inovações, existe a renovação do antigo, do artesanal, e isso gera um valor incrível para o negócio.

Esses foram os insights do meu primeiro dia em Dubai. Acompanhe mais dicas e novidades que vou postar aqui e nas redes sociais!

Facebook  |  Instagram  |  Linkedin

 

Por Marcelo Pimenta (Menta90). Jornalista, professor e criador do blog Mentalidades.
Conheça as palestras e cursos que ele oferece e saiba como ele pode te ajudar a inovar.

Comentários facebook

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *