Em Masdar City, sustentabilidade é estilo de vida

Menta90

A melhor forma de prever o futuro é criá-lo. Esse foi o tema do meu terceiro dia em missão técnica nos Emirados Árabes, que aconteceu entre 20 e 25 de janeiro de 2018. Até então, conhecemos as inovações em Dubai, e estávamos partindo para a segunda parte da viagem, rumo à capital do país – Abu Dhabi.

Só não sabíamos que, no meio do caminho, havia uma parada em Masdar City – um lugar onde a sustentabilidade se tornou um estilo de vida. A cidade é considerada 100% sustentável, o que já significa muita coisa. Mas não é só isso; uma cidade sustentável pode ser classificada em diferentes categorias. Masdar é platinum, ou seja, é o topo, existem pouquíssimas cidades no mundo que se enquadram nesta categoria. O local é planejado, todo voltado para ciência e tecnologia, para soluções criativas que unem uma vida confortável e baixo impacto ambiental.

Energia limpa e renovável

A cidade foi projetada para gerar toda a energia necessária para se manter, além de prover energia a outras regiões dos Emirados Árabes. Aliás, é muito interessante observar como essa nação tem usado as riquezas obtidas com o petróleo para incentivar alternativas aos combustíveis fósseis, já que Masdar tem sido construída para aproveitar ao máximo os fortes – e tradicionais – ventos da região desértica, além da farta energia solar. O design também reduz as demandas de energia e água em 40% (de acordo com os padrões de construção ASHRAE / Estidama).

Durante a viagem, conhecemos algumas construções da cidade, que tiveram sua arquitetura inspirada no formato das dunas do deserto. Além da beleza, esse formato foi escolhido a fim de maximizar o efeito do vento, refrescar os locais. Como explicou um colega engenheiro, o arco de baixo rotaciona, gerando um efeito redemoinho que resulta na ventilação do prédio. Além disso, o vidro que fecha os apartamentos tem duas camadas, o que permite uma boa diferença (até 10ºC) entre a temperatura do lado de fora e dentro do apartamento, sem a ajuda de ar condicionado, o que diminui o consumo de energia.

Sustentabilidade para garantir o futuro

Além do design e uso de energias renováveis, Masdar quer ir além. Há projetos bem ousados, pensados para um futuro não muito distante. Um exemplo é o protótipo de um avião que seja capaz de dar a volta ao mundo. Até aí, nenhuma novidade. Mas a aeronave deverá fazer essa proeza usando apenas energia solar! A ideia é que seja coberta por placas para captação dessa energia.

Masdar nos mostra que um futuro sustentável pode ser construído hoje, investindo numa combinação entre ciência, tecnologia e criatividade.

Essas foram as inovações e insights do meu terceiro dia de missão técnica. Acompanhe mais dicas e novidades que vou postar aqui e nas redes sociais!

Facebook  |  Instagram  |  Linkedin

Por Marcelo Pimenta (Menta90). Jornalista, professor e criador do blog Mentalidades.
Conheça as palestras e cursos que ele oferece e saiba como ele pode te ajudar a inovar.

Comentários facebook

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *