Menta90

Descobrir nosso propósito traz satisfação, alegria e sentido para nossas vidas. Esse é apenas um dos aprendizados que tenho experimentado, a partir da leitura da obra “Ikigai, the japonese secret to a long and happy life” – ou, Ikigai: os segredos dos japoneses para uma vida longa e feliz”. O best-seller, lançado no Brasil pela editora Intrínseca, fala sobre a importância de encontrarmos nosso Ikigai (uma expressão japonesa que significa sua “razão de ser”, ou quando você descobre o motivo que te faz levantar da cama todos os dias).

A obra foi uma das inspirações que eu trouxe da viagem aos Emirados Árabes, em janeiro, e é a base para uma série criada para meu perfil no Instagram (@menta90). Os autores do livro, Héctor Garcia e Francesc Miralles, começaram pesquisando porque, em algumas regiões, a porcentagem de pessoas centenárias é muito mais alta que no resto do mundo.

Loma Linda (Califórnia), Península Nicoya (Costa Rica), Ikaria (Grécia), Sardenha (Itália) e Okinawa (Japão) são as chamadas zonas azuis, locais onde vivem as pessoas mais longevas e felizes do mundo.  Os autores observaram que quatro desses cinco locais são ilhas, o que sugere que comunidades menores, unidas e com recursos escassos criam as condições para a solidariedade e união. Após conhecerem de perto uma aldeia de anciãos japoneses, Garcia e Miralles decidiram divulgar a sabedoria através de um livro.

Ikigai, propósito e inovação

Menta90

Dentro de uma estação de metrô, em Tóquio, está o pequeno restaurante Jiro, que vende refeições por carca de U$ 300. O chef fundador, de 85 anos, usa a sabedoria ikigai na maneira como conduz seu negócio; ali, um aprendiz tem que praticar por três anos até para executar uma omelete doce. O proprietário diz que é preciso ter amor nas tarefas mais simples para gerar o fluxo necessário para preparar uma das melhores refeições do mundo. O Jiro tem a mais alta classificação pelo Guia Michelin: três estrelas.

Perceba que encontrar o ikigai, ou nosso propósito, tem tudo a ver com inovação. Porque inovação não acontece sem criatividade, e, quando encontramos nosso ikigai, o fluxo criativo flui. Nossa vida ganha significado, assim como cada tarefa da nossa rotina, por mais comum que ela seja. Como descreve o livro, quem encontra seu ikigai passa a viver no fluxo, um estado de entusiasmo, alegria e excitação, de gratidão por cada momento vivido.

Quem não tem propósito na vida acaba achando tudo enfadonho, vive preocupado com o passado e o futuro, está sempre em dúvida sobre como proceder. Encontrar o ikigai e viver no fluxo é essencial para quem deseja ter sucesso nos negócios ou na carreira.

E você, sabe como descobrir seu Ikigai? Quer dicas de como encontrar e viver nesta “zona mágica”? Aguardo seus comentários e dúvidas para continuarmos esta conversa.

Por Marcelo Pimenta (Menta90). Jornalista, professor e criador do blog Mentalidades.
Conheça as palestras e cursos que ele oferece e saiba como ele pode te ajudar a inovar.

 

Comentários facebook

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *