Menta90

Este post é resultado do meu segundo dia de missão técnica pelos Emirados Árabes, realizada entre 20 e 26 de janeiro de 2018. Domingo, por aqui, é um dia comum de trabalho, por isso as empresas e entidades governamentais estão funcionando normalmente. É hoje o dia de conhecer, junto a outros palestrantes que me acompanham nesta viagem, o curioso Ministério da Felicidade.

Isso mesmo, você não leu errado! Por aqui, o Governo transformou a felicidade numa pasta, com a ideia de realizar programas e, junto aos demais ministérios, alcançar uma população mais realizada. Essa iniciativa vem da preocupação com o futuro. Eles vivem uma prosperidade muito grande hoje, e querem que as pessoas se desenvolvam enquanto cidadãs, enquanto pessoas criativas, encontrando seu lugar nesse mundo em mudança constante, sabendo o que fazer no seu trabalho e como podem desenvolver suas habilidades.

“Nossa visão é fazer de Dubai a cidade mais feliz da Terra”, diz um informativo do Ministério, que existe desde fevereiro de 2016.

Inspiração internacional

Não é só no Brasil que as pessoas costumam desabafar com os profissionais de salões de beleza, especialmente com cabeleireiros e manicures. Em Dubai, o Governo está orientando barbeiros para que ajudem na prevenção e no tratamento ao suicídio. Os profissionais são treinados para facilitar que seus clientes a enxerguem o valor da vida e conquistas, com o objetivo de evitar os pensamentos suicidas.

É verdade que a ideia foi importada do ocidente, pois o programa já existe nos Estados Unidos, Holanda e Irlanda. Mas ela é apenas uma das soluções trazidas de outros países, através de uma área dedicada a inovações estrangeiras. Está aí mais uma forma criativa de identificar cases bem-sucedidos pelo mundo, estudar quais deles podem ser úteis e melhorar as condições de vida da população em Dubai.

Esses foram os insights do meu segundo dia em Dubai. Acompanhe mais dicas e novidades que vou postar aqui e nas redes sociais!

Facebook  |  Instagram  |  Linkedin

Por Marcelo Pimenta (Menta90). Jornalista, professor e criador do blog Mentalidades.
Conheça as palestras e cursos que ele oferece e saiba como ele pode te ajudar a inovar.

Comentários facebook

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *