Vijay Kumar, autor do livro 101 Design Methods, após analisar algumas empresas das mais inovadoras e centenas de inovações de sucesso destaca quatro princípios que considera básicos para que as organizações comecem a desenvolver o domínio de uma prática de inovação eficaz: 1) uso das experiências para inovar; 2) pensar inovação como um sistema; 3) desenvolver uma cultura da inovação e 4) adotar um processo disciplinado para inovar.

Hoje quero destacar o princípio que trata de desenvolver uma cultura da inovação. Em uma organização a cultura diz respeito principalmente aos valores, crenças e padrões de comportamento aceitos. Ela tem um certo grau de complexidade, na medida em que cada pessoa na organização também carrega consigo valores, crenças e padrões de comportamento adquiridos ao longo de sua vida fora da empresa.

Quando se fala em desenvolver a cultura da inovação há de se pensar em tudo isso – como é a cultura da empresa e como ela se liga à dos funcionários – e em como fazer que novos valores, crenças e comportamentos sejam agregados de forma a criar um processo evolutivo contínuo, modificando a cultura permanentemente.

Uma reflexão sobre este tema foi o mote para um bate-papo que tive com Sandro Magaldi, que lidera um projeto do qual sou fã e colaborador:  www.meusucesso.com. A entrevista foi feita como  material auxiliar do estudo de caso de Gustavo Caetano, fundador da SambaTech e busca aprofundar uma característica importante, que traz diferencial ao empreendedor: o espírito inovador.

Veja aqui a integra desta conversa. Como construir uma cultura de inovação – com Marcelo Pimenta

 

Por Marcelo Pimenta (Menta90). Jornalista, professor e criador do blog Mentalidades.
Conheça as palestras e cursos que ele oferece e saiba como ele pode te ajudar a inovar.

Comentários facebook

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *