Fotografias costumam ser utilizadas como referência por artistas para elaborarem suas obras de arte. Eles podem criar uma composição e preservá-la usando uma foto, assim não perdem a composição original até que possam terminar um quadro, por exemplo.

Mesmo avaliando todos s os cuidados que o artista precisa ter ao criar uma obra usando uma fotografia – a luz, por exemplo, deve convencer como se fosse real – usar fotos é bem mais conveniente – prático e econômico – do que   usar modelos   vivos ou sair em   busca da natureza para pintar um quadro. Tanto isso é fato, já há fotos que são obras de arte.

Mas isso não é novidade nem criatividade.

Criativo mesmo é o clip da banda Hold Your Horses – grupo de suecos que vivem na França. Eles reconstituíram as cenas – composições –  que deram origem a várias obras. Fizeram um verdadeiro passeio pela história da arte – de Leonardo a Frida, passando por Rembrandt, Delacroix e Van Gogh.

O clip começa assim – reconhece?

Hold-01

Experimente avaliar seu conhecimento sobre a história da arte, assistindo o clip da forma como foi apresentado para o lançamento da música 70 Millions.

Agora veja a comparação entre as reconstruções e as obras de arte.

Hold-02

No vídeo abaixo é possível conhecer o nome das obras.

Gostou?

Quer saber mais sobre a banda?

Vai aqui

Por Márcia Matos. Jornalista, especialista em educação a distância, estudiosa do mundo digital, com muita experiência em Tecnologia da Informação, consultora e palestrante, com vários artigos publicados. Ex- funcionária do SEBRAE e atualmente, na equipe do Laboratorium, é coautora do TREM – Trilha de Referência para o Empreendedor.

Comentários facebook

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *