“Precisa de uma escritura de propriedade ou até mesmo um endereço oficial? Isso nem sempre é fácil na África, onde até 90% das zonas rurais estão em situação irregular.”

A solução vem de Gana e permite combater a fraude e outros problemas decorrentes da falta de registo de terras. A Bitland é inovação digital que cria registro de terras de forma transparente e segura. Como resultado, os indivíduos podem reivindicar serviços de propriedade e governamentais de acesso. Por outro lado, o governo pode usar o Registro para aumentar os impostos.

A inovação está entre as dez que receberam o prêmio Netexplo – observatório independente que estuda o impacto da tecnologia digital na sociedade e nos negócios  – de 2016. O detalhe está no uso da tecnologia blockchain, a mesma que está por trás bitcoins. Em janeiro deste ano, matéria da BBC  alertava  que esta tecnologia viria a mudar  a forma como fazemos negócios. E a descreve como um método de gravação de dados – um livro digital das transações, acordos, contratos – qualquer coisa que precisa ser gravada e verificada como tendo de fato acontecido. A Bitland  confirma essa possibilidade.

O vídeo que selecionamos fala sobre “O real valor da tecnologia por trás das criptomoedas – O Blockchain explicado.” Dá uma conferida.

Quer saber mais sobre blockchain?  Leia aqui um ótimo conteúdo elaborado pela Endeavor.

Por Márcia Matos. Jornalista, especialista em educação a distância, estudiosa do mundo digital, com muita experiência em Tecnologia da Informação, consultora e palestrante, com vários artigos publicados. Ex- funcionária do SEBRAE e atualmente, na equipe do Laboratorium, é coautora do TREM – Trilha de Referência para o Empreendedor.

Comentários facebook

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *