Empreenda ai -LuisAutor: Luis Coelho, administrador de empresas, é o idealizador do blog Empreende Aí e do curso Despertando o Empreendedor o qual o levou a ser finalista da Maratona de Negócios Sociais do SEBRAE no Rio de Janeiro e também ao CHOICE UP (iniciativa de pré-aceleração de negócios de impacto da Artemísia). Atualmente concentra suas energias em impactar o maior número de jovens com temas relacionados ao empreendedorismo através de seu Curso Despertando o Empreendedor e palestras na comunidade.

Publicado originalmente em Startupi  com curadoria dos editores do Mentalidades.

 

O Empreende Aí é um negócio de impacto social que tem o objetivo de disseminar conhecimentos e práticas empreendedoras dentro de comunidades carentes, ou seja, voltado exclusivamente para jovens com maior necessidade financeira.

Por meio do nosso curso, Despertando o Empreendedor (que utiliza o TREM em sua metodologia), ajudamos os jovens a desenvolver  o autoconhecimento (indispensável para o empreendedor), o comportamento empreendedor e ensinamos diversas técnicas e estratégias para que cada um possa utilizar suas próprias habilidades para criar suas próprias fontes de renda.

Desenvolver o empreendedorismo em toda a sociedade é algo extremamente necessário em nosso país e para o crescimento socioeconômico das pessoas, pois, apesar do Brasil ser um país com um generoso número de empreendedores, a maior parte dos negócios não são inovadores e uma grande parcela ainda empreende por necessidade (quando a pessoa abre um negócio para seu sustento e de sua família, e não por uma oportunidade que enxergou no mercado), o que faz com que os empreendimentos sejam menos profissionais e mais propensos a fecharem as portas.

Se o empreendedorismo precisa ser difundido em toda sociedade, imagine na base da pirâmide, onde faltam recursos básicos e estes conhecimentos podem mudar a vida de milhares de pessoas e famílias de baixa renda.

Alunos do curso

Acreditamos que o Empreendedorismo é uma fonte incrível de transformação social, empoderamento e geração de renda, por isso nosso principal foco é desenvolvê-lo na base da pirâmide, onde as pessoas possuem talentos e habilidades excepcionais, porém muitas vezes não conseguem enxergar isso. Disseminando estes conhecimentos, estaremos ajudando a combater subempregos, gerar novas e melhores fontes de renda, empoderar e criar novas oportunidades e até mesmo novos empregos e, ao mesmo tempo, estimulando a inovação, competitividade e economia tanto das periferias, quanto de toda a sociedade. Mostramos o Empreendedorismo sob diversas perspectivas, do Empreendedor social ao Intraempreendedorismo, pois desta maneira cada jovem pode seguir seu sonho e empreender em sua vida, seja no seu próprio negócio, seja  apoiando o negócio onde está empregado.

Nos últimos meses o Empreende Aí foi finalista da Maratona de Negócios Sociais do SEBRAE RJ e também foi pré-acelerado pelo Choice Up (Iniciativa da Aceleradora Artemísia para negócios sociais), formou turmas nas comunidades do Capão Redondo e Jardim São Luiz, comunidades carentes da zona Sul de São Paulo e hoje buscamos ONGs que possam fortalecer e incentivar nossa entrada em outras comunidades carentes.

 

 

Por Convidado

Comentários facebook

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *