No dia 22 de setembro 50 cidades brasileiras tiveram atividades do Sebrae Startup Day. Foi um dia de mobilização nacional onde todos os Sebrae estaduais organizaram, em uma ou mais cidades, atividades como cursos, palestras e mesas-redondas para promover e disseminar a cultura startup de inovação nos negócios. Eu fui convidado pelo Sebrae-MG para fazer uma palestra sobre o impacto da inovação e das novas tecnologias em Itajubá (MG) e foi uma noite de muito aprendizado.  O auditório do Sebrae não era muito grande, mas estava lotado, principalmente de jovens que estão desenvolvendo seus negócios.

Itajubá é uma cidade de pouco menos de cem mil habitantes mas é um polo de educação e pesquisa muito importante. E isso vem alimentando o empreendedorismo de base tecnológica na cidade. No mesmo dia de minha palestra, o  gerente da INCIT (Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Itajubá), Maurício de Pinho Bitencourt, lançou o mapa de inovação e empreendedorismo de Itajubá. O levantamento reuniu, de forma clara e objetiva, as empresas de base tecnológica, as agências e fundações de apoio, as agências de fomento e financiamento, as instituições de ensino, as unidades de pesquisa, os grupos setoriais e as associações de classe.

 

Outro parceiro de conversa no Sebrae Startup Day foi Fábio Fowler, coordenador do Centro de Empreendedorismo Unifei (CEU) do Instituto de Engenharia de Produção e Gestão (IEPG) da Universidade Federal de Itajubá.  É também doutor em Administração pela Universidade de São Paulo (USP), com especialização em Educação Empreendedora pela Durham University Business School, da Inglaterra. O cara é pura energia e realização, fez o primeiro Startup Weekend Maker da América Latina, traz as crianças para aprenderem empreendedorismo dentro do Campus, forma professores de ensino básico em empreendedorismo – é um exemplo de realização. Tive a oportunidade de conversar com ele nesse vídeo que você confere abaixo onde ele conta o que vem fazendo para desenvolver  as competências empreendedoras da comunidade de Itajubá e região (ele não se limita aos muros da universidade).Pura inspiração para qualquer instituição de ensino.

Obrigado Sebrae-MG pelo convite e obrigado Itajubá pelo carinho e receptividade. Espero em breve voltar por aí.

 

Por Marcelo Pimenta (Menta90). Jornalista, professor e criador do blog Mentalidades.
Conheça as palestras e cursos que ele oferece e saiba como ele pode te ajudar a inovar.

Comentários facebook

2 respostas
    • Marcelo Pimenta
      Marcelo Pimenta says:

      Com certeza, essa é nossa missão, estimular e dar visibilidade às melhores histórias de empreendedorismo no Brasil (principalmente aquelas que não aparecem na grande imprensa).

      Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *