Fazer exercício, levar uma vida mais saudável e como recompensa, ganhar pontos que podem ser trocados por milhas aéreas, eletrônicos e outras coisas. Essa é a missão da Mova Mais, plataforma que motiva a todos manterem uma regularidade de exercícios. “A vida ativa é um elemento chave de saúde e bem-estar, de combate à depressão, de prevenção de doenças. A pessoa comum normalmente já está ciente dos benefícios da atividade física frequente. Usamos tecnologia e incentivos para trazer pessoas para a vida ativa e mantê-las motivadas e perseverantes. Hoje entregamos isso para um universo de 190 mil pessoas que estão praticando mais de 200 mil quilômetros de atividade física por dia” comemora Fernando Aquino “Nandico”, CEO e co-founder do empreendimento.

O Mova Mais é gratuito. Basta se cadastrar em  http://www.movamais.com e utilizar o aplicativo de sua preferência para monitorar sua atividade física: atualmente são capturados dados do RunKeeper, Strava e MapMyRun (em breve terão outros). A cada exercício o Mova Mais identifica e contabiliza os pontos automaticamente.  Ao completar 3000 pontos, o usuário pode converter o saldo em pontos Multiplus – cada 10 pontos do Mova Mais equivalem a um ponto Multiplus. Para incentivar a regularidade do exercício há o benefício do “combo”: sequência de dias consecutivos de exercícios  – quanto mais dias sem quebrar a rotina e respeitando o próprio descanso, mais pontos você ganha!

A pergunta que fica: como o Mova Mais se sustenta? Se o aplicativo é gratuito e ainda dá prêmios? Nandico explica que “oferece para marcas de indústria e varejo a possibilidade de estabelecerem uma conversa de relacionamento pertinente, segmentada e não-invasiva com atletas amadores, de todos os perfis atléticos. No final do dia são esses atletas que compram os produtos, equipamentos e serviços associados à manutenção de hábitos saudáveis”. A plataforma consegue reunir um arsenal de inteligência baseada em hábitos e comportamento esportivo que permite que as empresas criem ações de ativação, fidelização e geração de leads qualificados para os usuários. Há também receita de um segmento que não tinha sido inicialmente identificado como alvo: o desenvolvimento de projetos para empresas que querem usar a expertise do Mova Mais para criar e fazer dar certo programas corporativos de incentivo à prática do exercício físico. Hoje há mais de 16.000 praticantes nessa modalidade empresarial.

O diferencial da Mova Mais não está apenas em uma “boa ideia”. É fruto de muita pesquisa e dedicação de dois profissionais que estão fazendo o que gostam: desenvolvendo tecnologias inovadoras.  Nandico conta que, na fase pré-operacional, ele andava com milhares de reais em aparelhos celulares e GPS escondidos num laboratório móvel de experimentação e coleta.  Hoje são mais de 3 bilhões de data points e quase 2 milhões de horas líquidas de atividades físicas computadas, em 290 dias, num total de 23 milhões de quilômetros percorridos – distância equivalente a seiscentas voltas no planeta pela linha do Equador. Isso habilita a “extração de todo tipo de informação não-verbalizada presente nos dados que cada pessoa gera quando se exercita. Essa tecnologia toda é necessária para materializarmos a estrutura que nos dá o potencial de cumprir nossa promessa técnica de funcionamento e de geração de valor”, justifica.

MARCELO_PIMENTA_DOIS-21-03-2016

Os fundadores, Nandico e Marco Gomes, são  “da velha guarda” do empreendedorismo digital brasileiro. Ambos trabalharam na Agência Click Brasília nos anos 2000. Nandico teve a Adjetiva, premiada produtora de tecnologia multimídia para a publicidade e foi diretor executivo de escritório da Huge, multinacional de design e estratégia de negócios. Marco Gomes se tornou conhecido pela Boo-Box, rede pioneira de publicidade digital no Brasil. O capital semente veio da holding T-BDH Capital, capitaneada pelo midas Flavio Augusto da Silva (Wise Up, Orlando City, meuSucesso.com).

Além de um negócio, a startup tem uma função social: proporcionar saúde e bem-estar através do incentivo à prática esportiva. “Me alegra acumular testemunhos de impacto positivo em relação a saúde dos seus atletas. Já é seguro dizer que estamos contribuindo para a longevidade das pessoas”, diz Nandico, ele. Ele, um exemplo de nerd, se transformou de um sedentário convicto para um entusiasmado esportista: “por conta dos trabalhos de experimentação do Mova já perdi mais de 10 kg ao coletar centenas de milhares de data points, treinando sucessivamente e usando a bicicleta como principal meio de deslocamento, todos os dias”.

Publicado originalmente em http://blogs.pme.estadao.com.br/blog-do-empreendedor/mova-mais-cresce-recompensando-a-pratica-esportiva-e-incentivando-a-vida-saudavel/

 

Por Marcelo Pimenta (Menta90). Jornalista, professor e criador do blog Mentalidades.
Conheça as palestras e cursos que ele oferece e saiba como ele pode te ajudar a inovar.

Comentários facebook

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *